domingo, 22 de maio de 2011

Provinha Brasil

HISTÓRICO

Em abril de 2008, foi aplicada a 1ª edição desta avaliação. Cerca de 3.133 municípios e 22 Unidades Federativas receberam do MEC/FNDE o material impresso e as demais secretarias de educação puderam fazer o download do material na página do INEP.
A partir do 2º semestre de 2008, além da disponibilização do material na Internet, todas as secretarias de educação do País passaram a receber o material impresso.
A cada edição busca-se a melhoria do instrumento tanto para fins diagnósticos como para avaliação da aprendizagem.

OBJETIVOS:
1. Avaliar o nível de alfabetização dos alunos/turma nos anos iniciais do ensino fundamental;
2. Diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.Desses objetivos possibilitam, entre outras ações:
 estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino;
 planejamento de cursos de formação continuada para os professores;
 investimento em medidas que garantam melhor aprendizado;
 desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas;
 melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.

PARTICIPAÇÃO:
 A Provinha Brasil deve ser aplicada a todos alunos matriculados no 2º ano de escolarização

CARACTERÍSTICAS:
Como é a prova?
Até 2010 cada teste da Provinha Brasil era composto por 24 questões de múltipla escolha, com quatro opções de resposta cada uma. A partir de 2011 os testes serão compostos de 20 questões.
Algumas dessas questões são lidas pelo aplicador da prova – na íntegra ou em parte - e outras são lidas apenas pelos alunos.

Quando ocorre a prova?
A Provinha Brasil é realizada em dois momentos durante o ano letivo: ao início do 2º ano de escolarização e ao final desse mesmo ano letivo. Sugere-se que o Teste 1 seja aplicado, preferencialmente, até o mês de abril, e o Teste 2, até o final de novembro.

O QUE É AVALIADO?
As habilidades avaliadas por meio da Provinha Brasil estão organizadas na Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização e do Letramento Inicial.
Foram selecionadas as habilidades consideradas essenciais para a alfabetização e letramento para a elaboração da Matriz de Referência.

QUEM APLICA?
Dependendo do foco que o gestor atribua à avaliação, o teste poderá ser aplicado:
pelo próprio professor da turma, com o objetivo de monitorar e avaliar a aprendizagem de cada aluno ou turma;
 por outras pessoas indicadas e preparadas pela secretaria de educação, com a proposta de obter uma visão geral de cada unidade escolar, das diretorias ou de toda a rede de ensino sob a administração da secretaria

QUEM CORRIGE?
Os resultados poderão ser corrigidos pelo próprio professor da turma ou pelo aplicador do teste. Assim, o professor poderá saber o nível de desempenho de sua turma de modo imediato. Da mesma forma, os resultados de cada turma poderão ser coletados e agregados, a fim de se ter um panorama da escola ou de toda a rede municipal ou estadual.

MATRIZ DE REFERÊNCIA
D1. Reconhecer letras
D2. Reconhecer sílabas
D3. Estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações
D4. Ler palavras
D5. Ler frases
D6. Localizar informação explícita em textos
D7. Reconhecer assunto de um texto
D8. Identificar a finalidade do texto
D9. Estabelecer relação entre partes do texto
D10. Inferir informação

NÍVEL 1 ATÉ 4 ACERTOS
Identifica o valor sonoro das partes iniciais e/ou finais de palavras; identifica relação entre grafema e fonema (letra/som) com correspondência sonora única ou com mais de uma correspondência sonora; reconhece algumas letras do alfabeto e inicia a distinção das letras de desenhos e outros sinais gráficos; lê palavras formadas por sílabas simples (cv).

NÍVEL 2 DE 6 A 9 ACERTOS
 Lê algumas palavras compostas por sílabas formadas por cvc ou por ccv; reconhece letras escritas de diferentes formas; identifica número de sílabas de uma palavra formada por sílabas simples e com letras com um único som.

NIVEL 3 DE 10 A 15 ACERTOS
 Lê palavras mais complexas, constituídas por letras que representam mais de um som e por sílabas formadas por dígrafos, encontros consonantais ou encontros vocálicos; lê frases curtas; localiza informações explícitas por meio da leitura silenciosa em uma frase ou em textos de aproximadamente cinco linhas; reconhece o assunto do texto com base na leitura de informações evidentes no título; identifica finalidade de gêneros (convite, anúncio publicitário), apoiando-se ou não em suas características gráficas como imagens.

NÍVEL 4 DE 16 A 18 ACERTOS
 Localiza informações explícitas e evidentes a partir da leitura de textos como bilhetes e convites, sem apoio das características gráficas; infere informações em textos curtos; identifica finalidade de textos de gêneros diversos, como bilhetes, sumário, convite, cartazes; reconhece o assunto de um texto sem apoio de características gráficas do suporte; localiza informação explícita, em menor evidência, em textos informativos ou narrativos mais longos.

NÍVEL 5 DE 19 A 20 ACERTOS
Demonstram compreender textos informativos e narrativos de vocabulário complexo, estabelecendo relações entre as partes que o compõem, inferindo o assunto principal e localizando informações que não são evidentes.
Devem continuar progredindo em sua aprendizagem, visto que o teste não contempla todas as habilidades relacionadas ao processo de alfabetização.

PROFESSORA,
A Provinha Brasil é um instrumento avaliativo que, somado aos já utilizados em sala de aula, permite uma compreensão mais ampla do processo de alfabetização. Espera-se com ele o aperfeiçoamento e a reorganização das práticas pedagógicas de alfabetização e letramento, contribuindo para o desenvolvimento e aprendizado das crianças.
Professor(a), você é peça chave para o sucesso da Provinha Brasil. Contamos com a sua participação!


MATERIAIS DE APOIO: http://provinhabrasil.inep.gov.br
PRALER, PRÓ-LETRAMENTO, PROFA

ORGANIZAÇÃO: cidabarony@gmail.com
Possuo este material no powerpoint